Fique por dentro

Novembro Azul

Os homens também merecem um mês dedicado à prevenção de doenças.

O câncer de próstata é o segundo tumor mais prevalente na população masculina no Brasil, ficando atrás apenas dos tumores de pele. A maioria dos casos surgem a partir dos 50 anos. Entre os fatores de risco estão história familiar de câncer de próstata (pai, irmãos, tios), raça negra e obesidade.

Esta é uma doença, na maioria das vezes, silenciosa ou com sintomas inespecíficos. Quanto mais inicial o diagnóstico maior são as chances de cura. Importante consultas regulares, se possível com urologista, e avaliação do risco para este tumor.
Homens, em geral, fazem menos acompanhamento médico regular. Por isso este mês também é útil para prevenção de outras doenças. Além do câncer de próstata é uma oportunidade para avaliação do risco de outros tumores como colorretal, pulmão, entre outros. Pode ser também um bom momento para avaliar outras doenças potencialmente perigosas como diabetes, hipertensão ou cardiopatias.

A qualquer época do ano podemos mudar nosso estilo de vida, independente de idade ou sexo, pois uma vida saudável é a melhor prevenção. Sempre lembrando que entre as medidas mais importantes estão: não fumar, ingerir bebidas alcoólicas com moderação, ter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas regularmente.

➡Por Dra. Ana Paula Giuliani, oncologista do Instituto de Oncologia Kaplan