Recentemente, a colaboradora Cibele Barbosa Machado, assumiu como Farmacêutica Responsável Técnica do Instituto de Oncologia Kaplan. Confira a entrevista realizada com a profissional e saiba quais são suas responsabilidades:
 
Pergunta: Qual a sua especialização tempo de experiência na área?
Cibele: Sou especialista em Farmácia Hospitalar e atuo na área há cinco anos.
 
Pergunta: Atualmente, você é Farmacêutica Responsável Técnica do Instituto. Quais são suas principais atribuições no desenvolvimento desta função?
Cibele: Como Farmacêutica Responsável Técnica, exerço todas as funções referentes à parte técnica e administrativa, entre elas destaco a análise das prescrições; confecção de rótulos; acompanhamento dos ciclos de tratamento do paciente através de planilhas que são atualizadas diariamente; conferência de dupla checagem em todos os processos; manipulação de medicamentos quimioterápicos e anticorpos monoclonais; dispensação de medicamentos quimioterápicos por via oral com orientações farmacêuticas; elaboração de planilhas com indicadores de qualidade; qualificação de fornecedores; aquisição, recebimento e armazenamento dos medicamentos e materiais médico-hospitalares; gerenciamento de estoque; tomada de decisão junto à equipe multidisciplinar na padronização dos medicamentos e materiais médico–hospitalares.
 
Pergunta: Sob o ponto do vista do paciente, qual a importância da Responsabilidade Técnica?
Cibele: Acredito que os pacientes hoje em dia, conseguem ver a importância deste profissional, pois através dos nossos conhecimentos garantimos a segurança, eficácia e qualidade no uso dos medicamentos, para um melhor tratamento e cuidado do paciente.
A presença do farmacêutico tornou-se fundamental para a diminuição dos riscos relacionados aos medicamentos e para garantir a adesão do paciente ao tratamento.
Post_Cibele
Publicado em: 18 de março de 2020
Compartilhar:

VEJA TAMBÉM