A 1ª World Conference on Lung Cancer, realizada neste sábado, dia 10, no Anfiteatro Bruno Marsiaj, do Hospital Ernesto Dornelles, foi um sucesso. A avaliação é do diretor técnico do Serviço de Oncologia do Hospital e do Instituto de Oncologia Kaplan, Dr. André Brunetto. Para o especialista, o envolvimento dos médicos presentes na discussão dos temas propostos foi extremamente positivo.

“Todos saímos enriquecidos do debate e, certamente, teremos aplicação prática e imediata dos conhecimentos adquiridos em nossas vidas profissionais”. Ainda conforme Dr. Brunetto, a presença de dezenas de médicos especialistas esteve dentro do esperado por tratar-se da primeira edição da Conferência na América Latina. “Queremos que o evento se consolide nos próximos anos, o que será de grande proveito para a comunidade médica do Estado e a os pacientes como um todo”, frisa.

O coordenador do evento explica que foram discutidas informações fornecidas pelos melhores cases apresentados no 15th World Conference on Lung Cancer, realizado em outubro de 2013, em Sidney, na Austrália. “A iniciativa do Conselho Diretor da IASLC (International Association of the Study of Lung Cancer), de realizar eventos regionais “Best of WCLC” tem como objetivo levar as informações clínicas mais relevantes apresentadas no evento global à comunidade médica que não teve a oportunidade de ir a Sidney”,resume Dr. Brunetto.

No campo da Oncologia foram discutidos avanços recentes nas chamadas “terapias-alvo”. “Medicamentos deste tipo visam bloquear alvos moleculares específicos, responsáveis pelo crescimento desordenado dos tumores malignos”, relata o especialista. Ainda conforme Brunetto, também por serem medicações com alvos específicos, diferente das quimioterapias tradicionais, que agem no tumor e em células sadias do corpo humano, essas novas medicações tendem a provocar efeitos adversos mais brandos nos pacientes que a utilizam.

Nas sessões de Medicina Nuclear e Radiologia, foram abordados avanços no diagnóstico precoce e estadiamento das neoplasias pulmonares, ou seja, o dimensionamento dos tumores, através do uso de novas tecnologias como o PET-TC e tomografias de baixa-dose. Já na sessão de Cirurgia Torácica, o foco de discussão esteve em torno de procedimentos minimamente invasivos e ressecções sublobares que são retiradas de partes muito pequenas do pulmão.

 

Dr. André Brunetto foi o coordenador técnico da Conferência

Dr. André Brunetto foi o coordenador técnico da Conferência   

Dr. Ricardo Guterres, diretor técnico do Hospital Ernesto Dornelles, saudou os presentes na abertura do evento

Dr. Ricardo Guterres, diretor técnico do Hospital Ernesto Dornelles, saudou os presentes na abertura do evento

Dr. André Brunetto (D) acompanhou o professor Gilberto Lopes na visita às novas instalações do Serviço de Oncologia do HED

Dr. André Brunetto (D) acompanhou o professor Gilberto Lopes na visita às novas instalações do Serviço de Oncologia do HED

 

Publicado em: 14 de maio de 2014
Compartilhar:

VEJA TAMBÉM