Outubro é o mês de conscientização para o câncer de mama. Você sabe quais as principais razões para o mundo todo se cobrir de rosa neste mês?

 

– O Câncer de mama é um dos mais frequentes em mulheres.

– No Brasil, são estimados 57 mil novos casos para o ano de 2014.

– Uma em cada oito mulheres irá desenvolver câncer de mama durante a vida.

– As chances de cura para o câncer de mama são muito grandes, especialmente se os casos forem diagnosticados e tratados precocemente.

 

Existem diversos fatores envolvidos no surgimento de tumores de mama, incluindo:

– idade

– tempo de exposição a hormônios femininos

– obesidade

– uso de álcool

– história familiar

Hoje sabemos que cerca de 10% dos casos de câncer de mama são associados com fatores hereditários. Se você possui algum familiar próximo com história de câncer de mama ou ovário, é importante consultar com um especialista, que irá avaliar se você possui risco aumentado e orientar quais os exames mais adequados e quando iniciar o rastreamento para o câncer de mama.

 

Para as mulheres em geral, recomenda-se iniciar rastreamento com mamografia a partir dos 40 anos, praticar atividade física regularmente, ter uma dieta balanceada, evitar a obesidade e o uso de álcool. Cuide-se!

 

Daniela Baumann Cornelio – CRM 31080

Mastologista do Instituto de Oncologia Kaplan, Doutora em Biologia Celular e Molecular pela UFRGS, Preceptora da Mastologia da Residência Médica de Ginecologia da Santa Casa de Porto Alegre

Publicado em: 1 de janeiro de 1970
Compartilhar:

VEJA TAMBÉM