Recentemente, Luciana Stein e Silva, Farmacêutica Responsável Técnica do Instituto de Oncologia Kaplan, foi aprovado no concurso para título de “Especialista em Farmácia Clínica”, pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH). A partir de agora, Luciana, além de especialista em farmácia hospitalar, é especialista em farmácia clínica.
Confira a entrevista realizada com a profissional:
Pergunta: O que representa este título para sua atuação no Instituto Kaplan?
Luciana: Este título representa utilizar meu conhecimento profissional para promover o uso seguro e apropriado de medicamentos, em trabalho conjunto com outros profissionais da área da saúde, em benefício de nossos pacientes.
Pergunta: Além deste título, você possui o título de especialista em farmácia hospitalar. Estes títulos se complementam para seu dia-a-dia de trabalho?
Luciana: Sim, o título de farmácia clínica complementa o título de farmácia hospitalar. O desenvolvimento da farmácia clínica proporciona aumento da segurança e da qualidade da atenção ao paciente, redução de custos e elevação da qualidade do processo de gestão de medicamentos.
Pergunta: Há quanto tempo você atua no Instituto Kaplan e qual sua principal responsabilidade?
Luciana: Atuo há 5 anos como Farmacêutica Responsável Técnica e Supervisora da Farmácia. Minhas principais atividades são: preparo de quimioterápicos, análise de prescrição, dispensação de medicamentos quimioterápicos orais, responsável pela compra de medicamentos oncológicos e materiais hospitalares.