Fique por dentro

Câncer de Ovário: atenção aos sinais do corpo e diagnóstico precoce são fundamentais.

O Câncer de Ovário é um tipo de tumor conhecido como o “câncer silencioso”, isso porque na fase inicial, os sinais se assemelham a problemas de saúde corriqueiros e aparentemente “normais”, como perda de apetite, menstruação irregular, mudança nos hábitos intestinais, dores abdominais persistentes e complicações intestinais.

Grande parte das mulheres, porém, não reconhece a ligação entre tais sintomas e o câncer de ovário e, por isso, muitas são diagnosticadas em estágio avançado, o que dificulta as chances de cura e torna a doença altamente letal.

Se diagnosticado precocemente, o tumor do ovário pode ser retirado com cirurgia (sem que haja a necessidade de quimioterapia e radioterapia), mas, para que isso aconteça, a mulher deve estar atenta aos sintomas e, o mais importante, deve procurar o médico assim que notar que algo de diferente está acontecendo em seu corpo.

 Muitas vezes, os sintomas do câncer de ovário podem ser confundidos com outros problemas menos graves, como as enfermidades gastrointestinais. Tais sintomas poderão englobar:
  • Aumento do volume abdominal / inchaço contínuo (não é o inchaço casual).
  •  Dificuldade de comer / sensação de plenitude.
  •  Dor abdominal ou pélvica.
  •  Necessidade urgente e frequente de urinar.
 
Visite seu médico regularmente, principalmente se você tiver um ou mais desses sintomas por mais de três semanas. (Fonte: Oncoguia)