Nos dias 08 e 09 de junho, nossa nutricionista oncológica, Luiza Cauz, participou de um dos maiores congressos de nutrição da América Latina, o Ganepão. Confira seu comentário a respeito do evento.
“O congresso ressaltou os riscos que o paciente oncológico com baixa massa muscular pode vir a ter durante o tratamento antineoplásico, deixando cada vez mais claro a importância da avaliação e suporte nutricional para esses pacientes.
Foram apresentados muitos estudos promissores de possíveis benefícios do consumo de ômega 3 para pacientes com câncer, seja pela dieta ou pela suplementação. E, também muitos estudos destacando o quão benéfico pode ser manter a microbiota intestinal saudável, tanto na prevenção, quanto no decorrer do tratamento de diversas patologias, entre elas, o câncer.
Muito citado na ASCO as terapias-alvo também apareceram por aqui para nos mostrar o cuidado que devemos ter com a relação fármaco x nutriente, mostrando que o uso indiscriminado de certas ervas e suplementação incorreta podem intensificar efeitos colaterais e retardar a resposta ao tratamento proposto (atenção especial ao cetuximabe e trantuzumabe).
Por fim, assuntos já conhecidos, como a importância de manter um peso saudável e uma alimentação equilibrada associada a atividade física regular, visando a prevenção do câncer, foram novamente fortalecidos em diversas palestras.”
Elaborado por Luiza Cauz, nutricionista oncológica do Instituto Kaplan.