No dia 29 de outubro se comemora o Dia Mundial da Psoríase. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), promove neste mês a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, através de ações que buscam esclarecer a doença.
A psoríase afeta cerca de 5 milhões de pessoas no Brasil e é uma doença crônica que acomete não só a pele, mas pode levar a alterações nas unhas e inflamação nas articulações. Caracteriza-se por lesões avermelhadas que descamam, e se localizam mais comumente no couro cabeludo, nos cotovelos e joelhos, mas podem envolver todo o corpo.
A doença também se associa a obesidade, diabetes e complicações cardiovasculares, além de distúrbios psiquiátricos como depressão e ansiedade.
O tratamento é feito com medicações de uso tópico, oral e fototerapia, dependendo de cada caso. Nos últimos anos, novas opções de tratamento vêm surgindo com ótimos resultados.
Procure um dermatologista para avaliação.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Texto com colaboração das médicas do Instituto Kaplan: Dra. Patrícia Gava – dermatologista e Dra. Carla Saldanha – reumatologista.
Publicado em: 4 de novembro de 2021
Compartilhar:

VEJA TAMBÉM