Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer, porém, ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Alguns motivos que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de próstata:
- Idade: aproximadamente 60% dos cânceres de próstata são diagnosticados em homens com mais de 65 anos;
- Raça: o câncer de próstata é mais frequente em homens com ascendência africana e caribenha do que em homens de outras raças.
- Histórico familiar: ter um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata mais do que duplica o risco de um homem de desenvolver a doença;
- Alterações genéticas: mutações dos genes específicos (Ex.: BRCA-1 ou BRCA-2) estão relacionadas a um risco aumentado de câncer de mama e de ovário em algumas famílias, também podem aumentar o risco de câncer de próstata em alguns homens (principalmente as mutações no BRCA2).
- Dieta: homens que comem muita carne vermelha ou laticínios ricos em gordura parecem ter uma chance ligeiramente maior de contrair câncer de próstata;
- Obesidade: alguns estudos mostraram que homens obesos têm um risco menor de contrair uma forma de baixo grau (crescimento mais lento) da doença, mas um risco maior de contrair câncer de próstata mais agressivo (crescimento mais rápido);
- Infecções sexualmente transmissíveis: gonorreia ou clamídia, por exemplo, podem aumentar o risco de câncer de próstata, possivelmente levando a inflamação da próstata.
Seja sua própria diferença adotando hábitos saudáveis e consultando com seu médico regularmente!
Responda ao nosso Quiz disponível em novembroazul.institutokaplan.com.br e descubra os fatores que impactam nessa doença.