O mês de fevereiro é marcado pela conscientização sobre a Leucemia, mas você sabe o que é esta doença? A Dra. Bianca Sarturi, hematologista da equipe especializada do Instituto de Oncologia Kaplan, explica esta e outras dúvidas.
Leucemia é uma doença maligna das células sanguíneas e ocorre quando há mutações durante o seu desenvolvimento. Quando acontece uma mutação nos estágios iniciais, próximos da célula tronco-hematopoiética, ocasiona-se uma leucemia mais agressiva (leucemia aguda). Essa fase possui um potencial de diferenciação altíssimo e uma capacidade de proliferação acelerada. Já quando a mutação acontece num estágio de desenvolvimento mais avançado, ocorre a leucemia crônica.
Como é o tratamento?
Primeiramente é necessário diferenciar se a leucemia é aguda ou crônica e definir a linhagem da leucemia (mieloide ou linfóide) para determinar como deve ser feita a quimioterapia. No caso das leucemias agudas em adultos, muitas vezes é necessário que, além da quimioterapia, seja realizado transplante de medula óssea alogênico, que usa células tronco-hematopoiéticas de um doador compatível.
Quais são os sintomas mais comuns?
Fraqueza progressiva, febre, perda de apetite, emagrecimento, anemia severa, hematomas progressivos pelo corpo, aumento dos gânglios linfáticos.
Quem tem mais risco?
Pessoas que trabalham com produtos químicos derivados do benzeno (cola de sapateiro, agrotóxicos, gasolina, formol), pois são muito tóxicos à medula óssea. Neste caso, a prevenção consiste em utilizar equipamentos de proteção individual adequados.
Como se prevenir?
A dica é fazer um hemograma anual para avaliar a presença de alterações nas contagens das células sanguíneas.