O mês de julho é voltado à conscientização sobre o câncer ginecológico, momento utilizado para despertar a importância da realização de exames preventivos e do diagnóstico precoce.
O câncer ginecológico pode se manifestar em cinco áreas: colo do útero, endométrio, ovário, vulva e vagina. Sendo os três primeiros mais comuns. Saiba um pouco mais sobre eles:
Câncer de colo de útero: terceiro mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal. Na maioria dos casos a doença está relacionada ao vírus HPV. Por isso, a forma mais eficaz de prevenção é o uso de preservativos, a vacinação contra o HPV e a realização de exames preventivos.
Câncer de endométrio: é o tumor de corpo uterino mais frequente. O principal sintoma desse tipo de câncer é o sangramento uterino anormal, sobretudo após a menopausa. Como nos outros tipos de câncer, a falta de exames preventivos aumenta significativamente a porcentagem de ocorrência e a possível mortalidade.
Câncer de ovário: a maioria dos tumores malignos do ovário só se manifesta em estágio avançado. Na fase inicial, não causa sintomas específicos, o que dificulta o diagnóstico precoce. O exame ginecológico de rotina associado à ultrassonografia pode apontar a suspeita desse tumor.
Fonte: SGORJ.