Fique por dentro

Mulher: mantenha seu exame preventivo em dia.

O mês de janeiro é dedicado à Conscientização sobre o Câncer de Colo de Útero e hoje vamos abordar o exame Papanicolau. 🌷🌼🌸

O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolaou) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença. É um exame indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) no  dia anterior ao exame; evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

➡➡Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo? 👩💼👧👵

De acordo com o Ministério da Saúde, toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que possui entre 25 e 64 anos de idade. Na maioria dos países recomenda-se início aos 21 anos de idade, com exame de Papanicolau com intervalos de 3 anos após 2 exames consecutivos normais, ou com co-teste (citologia associado ao teste de DNA-HPV por captura híbrida) a cada 5 anos, esta estratégia aplicada a mulheres com mais de 30 anos. Exames com frequência anual não são mais recomendados devido às altas taxas de resultados falso-positivos, à falta de impacto na prevenção do câncer cervical e custos excessivos desnecessários.